Enganosa é a beleza e vã a formosura,
mas a mulher que teme ao Senhor,
essa sim será louvada.
Provérvios 31:30


GIFs Tulipas - 100 imagens e cartões postais animados

Este espaço tem o objetivo de pregar o evangelho, através da divulgação de textos bíblicos, mensagens e vídeos selecionados da internet, postados por verdadeiros e sinceros servos do Senhor. São mensagens consistentes, alimento sólido, que nos guiam para uma vida de profunda comunhão com Deus e nos ensinam a focar na única razão da nossa existência: Jesus Cristo

segunda-feira, 4 de março de 2013

A Beleza que Vem de Deus

 
 
Maquiagem, cirurgia plástica, botox. É a moda do estica, puxa e disfarça para se adequar ao padrão de beleza criado por homens. Mas nada disso garante uma beleza genuína e duradoura. A verdadeira beleza vem de Deus. É algo interno que vem para fora e se reflete na aparência.
 
Quando nos aproximamos mais de Deus e buscamos nos encher mais do Espírito Santo até mesmo nossa aparência muda. Não é que Deus esteja preocupado com a aparência física ou que saia por aí modificando a aparência de todo mundo que estiver insatisfeito (porque se você for perguntar para alguém que você ache lindo, até essa pessoa tem algo em si de que não gosta, o ser humano é insatisfeito) não é isso, pois aos olhos do Pai todos são belos, mas é que é impossível se aproximar de Deus, se encher do Espírito Santo e não sair melhor até mesmo fisicamente.
 
“E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.” Êxodo 34:29
 
Depois de passar 40 dias e 40 noites conversando com Deus, Moisés desceu do monte e o seu rosto brilhava. Não é que Deus tenha colocado algo nele para fazê-lo brilhar propositalmente, mas a presença de Deus é tão Gloriosa, é tão cheia de poder, Graça e luz que era impossível à Moisés permanecer ali sem ser modificado, sem receber esse diferencial. Todos viam Moisés brilhar, sua pele estava diferente das outras pessoas.
Quando você fica mais perto de Deus, seu interior muda (seus pensamentos, atitudes, comportamento), mas muda também sua aparência. Já ouvi várias pessoas ao darem testemunho mencionando que conhecidos diziam que eles estavam mais bonitos depois que se converteram e que não entendiam o porquê.
 
“Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.” Romanos 5:20
 
Certa vez ouvi a seguinte frase “quero me desgastar na obra de Deus”. No momento até não entendi muito bem e pensei “vai ficar acabada logo”, depois observando o comportamento de duas pessoas, Deus me fez entender que quem se desgasta na obra, Ele conserva a pessoa até mesmo na aparência. Absurdo? Não, afinal da mesma forma que é impossível se aproximar do sol sem se queimar, também é impossível se aproximar de Deus sem receber graça, sem receber esse “brilho”
.
 
Um das pessoas que observei é um pastor, uma pessoa séria que foi se dedicando cada vez mais à obra. Preocupado com o povo, trabalhando muito, se consagrando sempre, numa busca incansável por mais de Deus. Uma pessoa que tinha todos os motivos para ficar com uma aparência envelhecida mais cedo, mas sabe o que houve? Quem o viu a um ano atrás e o vê hoje se surpreende, está rejuvenescido. Com um ar natural, uma aparência jovem e saudável.
 
Não estou dizendo que ele parece estar vinte anos mais jovem, não é isso. Mas está muito bem e sem plásticas ou cremes “milagrosos”. Quanto mais ele se chegou à Deus e buscou com afinco fazer a obra crescer e se alegrou com as vidas salvas, mais Deus o conservou.
 
A outra pessoa que observei é também um pastor, mas é alguém que já perdeu o primeiro amor (à Deus), não faz as obras que fazia, não se importa com o povo e não há mais sinceridade em seu coração. Tornou-se uma pessoa fingida que prega por dinheiro e faz só o necessário para manter o status e enganar a quem puder. Certo dia, percebi que esse pastor estava se acabando, ficando com uma aparência cansada do nada e parecendo mais velho rapidamente.
 
Estranhei o fato, porque o conheço bem e sei que não havia motivo aparente para isso, nenhum problema, uma vida regalada, saúde perfeita e nenhum trabalho em excesso. Infelizmente algumas pessoas vivem no pecado achando que podem trilhar dois caminhos ao mesmo tempo, vivem mentiras, fazem a cama na lama e se deitam com a desculpa de ser “ungido de Deus”.
 
 Resultado: Esse pastor está se acabando cada vez mais(mesmo usando recursos como cremes etc) e se afundando no pecado. Se para quem se aproxima de Deus a aparência muda, o que acontece quando a pessoa se afasta? A aparência muda também. Já vi pessoas entrarem na igreja de um jeito e saírem libertas com um aspecto completamente diferente, mais leve, mais bonitas.
 
“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” Provérbios 31:30
 
A bíblia diz que enganosa é a beleza porque o homem tende a tirar conclusões pela aparência de uma pessoa. Um exemplo disso é Samuel ao ungir o novo rei:
 
“E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” 1 Samuel 16:6-7
 
Vã (sem valor) é a formosura, porque beleza passa e não quer dizer nada. A essência de uma pessoa bela pode ser avessa à aparência. O tempo passa para todos, ninguém escapa. O problema não é querer ter uma boa aparência, o problema é o excesso disso. O desespero em lutar contra os sinais do tempo que em algum momento não poderão ser mais evitados. A indústria da beleza cresce da vez mais, sempre há alguma novidade avançada para tratamento estético. Não estou dizendo para você não fazer nada e deixar se cuidar, não é isso. Entenda bem, estou dizendo que talvez você esteja buscando a beleza errada e da forma errada.
 
Não adianta você se desesperar, porque o tempo não vai voltar e você não terá dezoito anos novamente, nem o melhor cirurgião plástico consegue isso. Pessoas que insistem na beleza imposta pelo mundo, na beleza de um padrão que muitas vezes não fica nem bem à todos,vivem frustradas porque nunca alcançam o nível desejado, estão sempre insatisfeitas.
 
Muito cuidado com o comprimido milagroso para emagrecer, a pílula que faz nascer cabelo em uma semana, injeções que você não tem certeza do que é, mas que prometem acabar com as rugas em duas sessões.
 
“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.”Provérbios 15:13
 
Nada contra você cuidar, o problema é querer comprar numa clínica uma beleza que só Deus pode dar. A beleza que joelhos dobrados e um coração quebrantado podem te dar.
 
 
Na bíblia, percebi dois tipos de beleza e quero compartilhar com você.
A beleza vazia:
“E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso.
Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.” 1 Samuel 9:1-2
Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum.” 2 Samuel 14:25
 
Saul e Absalão, segundo a bíblia, eram homens belos. Saul foi escolhido rei porque o povo queria alguém como rei sobre eles para ser iguais aos outros povos. Certamente o povo esperava alguém alto e forte e nada menos do que isso. Pois bem, Deus deu o rei que eles tanto queriam e visualmente supriu as expectativas do povo. Como sabemos, Saul se desviou de seguir ao Senhor, ou seja, a beleza dele sem Deus o que era? Nada.
 
De que adiantava um rei belo, mas sem o Espírito de Deus? De nada adiantava. Creio que até sua fisionomia já não era mais a mesma, pois passou a ser atormentado por um espírito maligno.
Absalão também era um homem belo, mas afastado de Deus, portanto vazio. Tentou usurpar o trono de seu pai Davi.
A beleza de Deus:
 
“Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa aparência); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.” 1 Samuel 16:12
 
“E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.”Daniel 1:15
 
“E ponha o rei oficiais em todas as províncias do seu reino, que ajuntem a todas as moças virgens e formosas, na fortaleza de Susã, na casa das mulheres, aos cuidados de Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os seus enfeites.” Ester 2:3
 
“Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam. E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.” Ester 2:15-17
 
Davi era belo como seus irmãos, mas o que fez Deus o escolher foi seu coração. A beleza que vem de dentro, permanece e exala. Daniel foi escolhido junto com jovens de boa aparência, mas o que o destacou não foi sua beleza mas sua fé, ao fim de dez dias sem as iguarias do rei estava com o semblante melhor do que os que haviam provado do manjar real. Por que? Porque se consagrou mais a Deus, buscou mais e Deus era com ele a ponto de deixar-lhe ainda melhor mesmo sem as iguarias do palácio.
 
Ester foi levada junto com outras tantas moças formosas, a bíblia não diz que ela era mais bonita de todas, que se destacava das outras por ser a mais bela, mas diz que ela alcançava graça aos olhos de todos que a viam. Alcançava graça! Era a presença de Deus com ela e não a beleza dela.
 
Até porque ela poderia se vangloriar por ter sido escolhida pela beleza e não pela vontade de Deus. Ester era temente à Deus, e no momento certo foi corajosa ao falar com o rei sem ser chamada. O rei a amou mais do que todas não porque era a mais bonita, mas porque Deus deu graça à ela.

É algo a mais do que beleza, algo que atrai as pessoas. Um diferencial.

 
 
Há muitas pessoas bonitas, mas beleza não quer dizer nada. Beleza do corpo acaba. A beleza que importa à Deus é essa:
 
“Considerando a vossa vida casta, em temor.
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 1 Pedro 3:2-4
 
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10
 
“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.” Provérbios 12:4
 
A Palavra de Deus nos diz que a mulher virtuosa (disposição constante de praticar o bem e evitar o mal, castidade, força, valor, coragem) é a coroa do marido, não diz que é a mulher bonita. Porque beleza é vã.
Uma pessoa fica mais bonita quando ela busca à Deus, deseja fazer a vontade do Pai e se enche do Espírito Santo. Parece que Deus lhe acrescenta em graça e ela se torna irresistível aos olhos de quem a vê. Não importa a idade, uma pessoa pode ser bonita aos quarenta, cinquenta ou noventa anos, porque o corpo envelhece com as marcas do tempo mas a alma permanece bela e rejuvenescida pelo Espírito de Deus.”
“E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.” Josué 14:10-13
 
 
 
Texto de:Ana Lucia Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29