Enganosa é a beleza e vã a formosura,
mas a mulher que teme ao Senhor,
essa sim será louvada.
Provérvios 31:30


GIFs Tulipas - 100 imagens e cartões postais animados

Este espaço tem o objetivo de pregar o evangelho, através da divulgação de textos bíblicos, mensagens e vídeos selecionados da internet, postados por verdadeiros e sinceros servos do Senhor. São mensagens consistentes, alimento sólido, que nos guiam para uma vida de profunda comunhão com Deus e nos ensinam a focar na única razão da nossa existência: Jesus Cristo

segunda-feira, 22 de julho de 2013

8 palavras que nunca devemos dizer em uma brincadeira

É muito bom e saudável cultivar o bom humor nas relações. E as brincadeiras fazem parte desse processo. No entanto, é preciso tomar muito cuidado, pois brincadeiras em excesso e fora de hora podem acabar sendo ofensivas e magoar as pessoas que amamos. Muitas ofensas podem causar um grande estrago na relação.

Listamos algumas palavras que devem ser evitadas em qualquer situação, principalmente em brincadeiras.

1. Burro e jumento.
Palavra deselegante e que menospreza seu companheiro, palavra derivada de um animal da espécie asinina; não pode-se tachar uma pessoa de estúpida, rústica, tola, ignorante entre outros adjetivos chulos. Mesmo que por brincadeira, devemos evitar esses comentários pejorativos.

2. Sua velha ou seu velho.
Por mais jovem que se seja, falar da idade, chamar ou insinuar que uma pessoa esteja velha é muito chato, sem falar que uma nítida falta de cortesia e educação, principalmente quando se chama uma mulher dessa forma. Nada magoa mais uma mulher do que chamá-la de velha.

3. Gorda.
Outra grande deselegância é chamar uma pessoa de gorda, principalmente as pessoas que sofrem com doenças referentes à obesidade, isso é muito chato, deselegante e até preconceituoso, policie-se quanto a isso.

4. Magra ou magricela.
Não é verdade que todo magro é feliz, muitas pessoas vivem em verdadeira batalha para ganhar peso.

5. Doente.
Chamar uma pessoa dessa forma é totalmente deselegante, chega a ser ridículo, ninguém fica doente porque quer, independente de qual seja, é uma batalha, traz sofrimento e dor. Pessoas doentes precisam de amor e respeito, seu estado físico, mental ou emocional não pode ser relacionado em brincadeiras. Chamar uma pessoa dessa forma mesmo que numa brincadeira é um grande erro.

6. Fazer brincadeiras com a origem ou raça das pessoas.
Isso é extremamente chato, menosprezar ou tentar humilhar uma pessoa por sua origem, seja de sua região, mesmo que no mesmo país ou de seu país de origem, de sua cultura ou até mesmo pela cor de sua pele, seu modo de falar ou de se vestir, é simplesmente ridículo e punível por lei. Conforme lei 9.459: “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”

7. Religião.
Zombar da religião de outra pessoa é muito sério e gera grande confusão, às vezes até guerras, é uma falta de respeito. Estamos em um país onde se pode adorar e cultuar sua fé livremente. De acordo com o artigo 5 º inciso VI da Constituição Federal: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”.

8. Feio ou feioso.
Chamar outra pessoa de feio é no mínimo terrível (não existem pessoas feias, cada pessoa tem sua beleza), isso traz traumas que muitas vezes podem ser difíceis de serem solucionados.

Devemos ser pessoas felizes, extrovertidas e animadas, devemos brincar, sim, mas sempre com respeito e cuidado com as palavras para que a diversão de alguns não seja a desgraça de muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29