Web Radio Gospel Da Covilha - ((( Portugal))) Sua Amiga De Todos As Horas



Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SINTOMAS DE UMA DOENÇA GRAVE E FATAL CHAMADA ORGULHO

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Provérbios: 16.8.



É importante salientar que a pessoa orgulhosa não consegue perceber que é assim, porque o seu sentimento de superioridade (orgulho) faz com que ela tenha uma visão de si própria equivocada, porém o seu comportamento mostra isso de forma muito clara e é sobre algumas dessas atitudes que gostaríamos de refletir neste artigo, relacionando-as abaixo:
A pessoa orgulhosa acha que sempre está certa e as outras  erradas – Este é um dos principais sintomas da pessoa cheia de orgulho, ela não consegue admitir que, muitas vezes, ela não tem razão. Seja no trabalho, na escola, na universidade, na igreja, enfim em todo o lugar ela assume o comportamento de senhora absoluta da verdade em todas as questões e, pior, não consegue perceber isso. Essa atitude é extramente prejudicial, principalmente para ela mesma, pois ao longo do tempo vai perdendo a colaboração de quem está do seu lado, pois ninguém aguenta argumentar com quem sempre detém a resposta certa. Você conhece alguém assim? 

A pessoa orgulhosa quando é criticada não consegue absorver bem a crítica – Este é outro problema sério, pois a pessoa orgulhosa, pelo fato de sempre se achar certa, não consegue aceitar nenhuma crítica, se aborrece muito quando isto acontece e a sua reação é sempre de rejeição, perdendo, assim, a oportunidade de se tornar uma pessoa melhor. Você convive com alguém assim?

Não consegue admitir o seu erro e, por consequência, não consegue se desculpar com naturalidade – Para a pessoa que possui este perfil pedir desculpas a alguém é algo impensado, já que ela não consegue admitir o seu erro. Quando, por exemplo, ela maltrata alguém por conta do seu orgulho, ela entende que foi obrigada a fazer isto, ela não teve culpa, a responsabilidade é do outro que a obrigou a agir daquela forma. Você já presenciou algo assim?

Jamais está aberta a mudançasPerfeitamente lógico este comportamento para alguém que se sente superior aos outros. Se alguma mudança for necessária terá de partir dela, é o que pensa, pois como ela  acha que detém mais sabedoria do que todos, não seria coerente mudar partindo de algo sugerido por alguém de sua equipe, por exemplo. Conhece alguém com esse perfil? 

Fica incomodada com o sucesso do outro – O sucesso de alguém, principalmente ser for próximo, incomoda sobremaneira ao soberbo, já que quando acontecesse isto ele não deixa de estar sendo confrontado, além de a realidade estar sendo mostrada para ele de forma cruel, que é a possibilidade de existir alguém que, em alguma área, é melhor do que ele, infelizmente ele não admite isso. Você se relaciona com alguém assim?

É preconceituosa – A pessoa orgulhosa é muito preconceituosa, pois o seu sentimento de superioridade faz com que ela acabe promovendo distinção entre as pessoas, seja com relação à raça, condição social, intelectual ou financeira, ou seja, o preconceito tem como seu embrião o orgulho. Você percebe esta característica em alguém de seu relacionamento?

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar as perguntas que colocamos ao final de cada característica da pessoa orgulhosa e conclamar a você, que está lendo este artigo, a fazer uma reflexão sobre o seu comportamento, pois como dissemos o soberbo acha, ou tem absoluta certeza, de que não é assim e se julga a pessoa mais humilde deste mundo, entretanto, podemos chamar esta relação de sintomas de uma doença séria e que pode destruir qualquer um de nós, que é o orgulho


Por:Marcio Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário